Patrocínio

Dj Afronize

Como saber se sou pardo ?


Sou pardo?

O termo pardo é um termo oficial brasileiro formalmente utilizado para descrever alguém de origem mestiça. Em outros países em que se utiliza a língua portuguesa, usa-se com o mesmo significado os termos mulato ou mestiço. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o grupo pardo é um dos cinco grupos de "Cor ou Raça" que compõem a população brasileira, junto com brancos, pretos,amarelos e indígenas.


Mestiços ou pardos ?

Mestiços ou pardos, são pessoas que são descendentes de duas ou mais etnias ou raças humanas diferentes, e possuem as características das "raças". Por exemplo, com antepassados negros e brancos, ou negros e índios.
São também chamados de mistos em Moçambique, e de pardos, no Brasil; e também se usam como adjetivos, nas expressões "raça mestiça" ou "cor mestiça".



Então posso me declarar pardo ?

Dizem que as pessoas têm o direito de se autodeclararem da forma que bem entenderem, e que a imposição de identidades arbitrárias fere o direito a liberdade de expressão, bem como gera constrangimentos desnecessários. Cabe a cada um ter seu bom censo.

Estatísticas

De acordo com o IBGE, oitenta e quatro milhões de brasileiros se autodeclararam pardos em 2009, fazendo dos pardos a segunda maior raça/cor que compõe o povo brasileiro, atrás apenas dos brancos. E o percentual de pardos é o que mais cresce na população brasileira. Em 2000, os brasileiros que se autodeclaravam pardos representavam 38,5%[11] da população; em 2006 passaram a ser 42,6% e em 2009 passaram a ser 44,2%.

Os pardos podem ter os mais variados perfis fenótipos (aparência) e comportamentais. A rigor, o que caracteriza um pardo é, simplesmente, sua miscigenação. Não há um senso de pertencimento étnico entre os integrantes deste segmento e, geralmente, os pardos se percebem mais como "brasileiros" do que como "mestiços".


Fontes:


Yae Curtiu ?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...